A história da profissão está diretamente relacionada com a da humanidade, visto não raras vezes impressões deixadas, reportando momentos, fatos, espécies, grafia, entre outros, que sobre postos, marcam registros de épocas, bem como relatam a própria evolução, os quais datam a pré-história até à este exato segundo da nossa existência. Como se isto não bastasse, o Desenho ou, a figura do Desenhista, quase sempre oculta, está presente em nossos dias e, a todo momento de nossa existência, quer em áreas de atividades, produtos ou serviços, como em pesquisas, planejamento, assessoramento, saneamento, perícia, estudos, gerenciamento, supervisão técnica, inspeção, agricultura, anatomia, meio ambiente, arquitetura, civil, ecológica, elétrica, eletrônica, geológica, industrial, informática, mecânica, mobiliário, naval, química, telecomunicações, têxtil, urbanística; artes gráficas, plásticas e visuais, modelista, etc.
Comemora-se, no dia 15 de abril, o “Dia Mundial dos Desenhistas”, em homenagem ao dia de nascimento de “Leonardo di Ser Piero da Vinci”, conhecido em sua vida e obra como “Leonardo da Vinci”.
É considerado o “Patrono dos Desenhistas” devido ao grande mote de seu trabalho, quer como artista, quer com inventor e cientista, foi observador criterioso da natureza, sendo seus apontamentos, ainda nos dias atuais, um imenso laboratório do pensamento. Um homem além de seu tempo!
No Brasil, os Desenhistas, não se sabe ao certo qual foi a motivação, porém, pode-se observar, em especial, com o grande desenvolvimento industrial a partir da segunda guerra mundial, inicialmente com as Siderúrgicas e posteriormente com a implantação do parque Automobilístico, no ABC paulista; e a efervescência política a época, com um movimento sindical igualmente crescente, visto os trabalhadores estarem organizados pela legislação, ainda vigente, por Categoria e não por Ramo de Atividades.
A partir desse ponto, com um movimento Sindical e Social crescente, à Elite Política e Econômica, em oposição a um movimento proletariado fortemente organizado e unido, arraigado em um pensamento comunitário e de partilha do processo de produção, somando-se as classes estudantis, pode se entender a edição da Portaria Ministerial n.º 544, do Ministério do Trabalho, de 03.12.1963, publicada no DOU em 17.12.1963 (seção 1 – Parte 1 – fls. 10.676 – terça-feira), tudo em conformidade com o disposto no artigo 511, parágrafo 3.º, da CLT, caracterizando assim, enquadramento sindical diverso da pretensão da Recorrente, vez que a Portaria alterou o quadro de atividades disposto no artigo 577, para criar a categoria diferenciada de “empregados desenhistas técnicos, artísticos, industriais, copistas, projetistas técnicos e auxiliares”.
Com esta legislação se assim podemos entender, já em 21.02.1964, houve a concessão da Carta Sindical, modelo a época, criando a o Sindicato dos Empregados Desenhistas Técnicos, Artísticos, Industriais, Copistas, Projetistas Técnicos e Auxiliares dos Estados da Guanabara, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Posteriormente, com a organização da Categoria, foram sendo fundados sindicatos nos Estados e Intermunicipais, no caso Piracicaba, Campinas, São Bernardo do Campo, entre outros. Estes Sindicatos estão organizados Nacional na Federação Nacional dos Empregados Desenhistas – FENAEDES (www.fenaedes.com.br), que por sua vez, esta, no plano Confederativo, está filiada a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Educação e Cultura, onde, questões relacionadas à Categoria são debatidas e encaminhada para negociação nos diversos órgãos de sua competência, entre as quais, as que envolvem necessidades de atuação junto ao Congresso Nacional.
Outrossim, os Sindicatos e a Federação, ecleticamente estão filiados a Centrais Sindicais, em conformidade com a afinidade política e de Assim, neste momento de jubilo, a Fenaedes, quer no plano Confederativo e/ou Federativo, congratular com todos os profissionais, independente de sua forma de expressão, ainda que anonimamente, mas que em seu intimo sinta-se representado ou parte desta Categoria Profissional, os mais profundos sentimentos de apreço e admiração! Saudações Desenhistas!!!
ÂNGELO ANTONIO STELLA
Presidente da Fenaedes
Federação Nacional dos Empregados Desenhistas – FENAEDES
Powered by moviekillers.com themekiller.com watchanimeonline.co